LEDterapia Transcraniana Fotobiomodulação Transcraniana , conheça a terapia inovadora para o cérebro
O que é a LEDterapia Transcraniana?
A LEDterapia Transcraniana ou Fotobiomodulação Transcraniana, é uma técnica não invasiva que utiliza luz infravermelha, em comprimentos de onda específicos, para estimular a atividade neuronal.
É capaz de penetrar profundamente nos tecidos cerebrais, alcançando as mitocôndrias.
Quando a luz infravermelha atinge as mitocôndrias, ela é absorvida por uma molécula chamada Citocromo C Oxidase (CCO), que faz parte da cadeia respiratória mitocondrial. Essa absorção de luz estimula a atividade da CCO, aumentando a produção de Adenosina Trifosfato (ATP), que é a energia utilizada pela célula.
O ATP é essencial para o funcionamento adequado do cérebro, sendo a principal forma de energia utilizada para as atividades neurais.
Além do aumento da produção de ATP, a radiação NIR aumenta a produção de óxido nítrico (NO) que é um potente vasodilatador da microcirculação cerebral, levando a um aumento do aporte de nutrientes às regiões mais internas do cérebro.
É conhecido também seu efeito na permeabilidade da membrana celular e nos canais de cálcio. O acesso a cálcio é fundamental para a condução elétrica realizada pelos neurônios.
A LEDterapia Transcraniana pode ter efeitos positivos através de vários mecanismos. Alguns desses mecanismos incluem:
- Aumento do fluxo sanguíneo: A exposição à luz de LED (da espectroscopia de infravermelho próximo – NIR) produz à vasodilatação, ou seja, ao aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que por sua vez aumenta o aporte de nutrientes e oxigênio para as áreas tratadas.
Além de melhorar o aporte de todas as substâncias que o cérebro usa, facilita a remoção de resíduos metabólicos. - Redução da inflamação e estresse oxidativo: A LEDterapia Transcraniana normaliza a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e diminui a inflamação local.
A produção de ROS é necessária para que o neurônio exerça suas funções, mas o excesso leva ao estresse oxidativo, prejudicial à saúde do cérebro.
O estresse oxidativo e os processos inflamatórios estão associados a várias doenças neurológicas - Estímulo à neurogênese: Alguns estudos apontam que a LEDterapia Transcraniana estimula a formação de novos neurônios (neurogênese) em áreas específicas do cérebro, como o hipocampo, que desempenha um papel importante na memória e no aprendizado.
- Modulação de atividade neural: A luz influencia a atividade elétrica dos neurônios e a liberação de neurotransmissores, afetando assim a comunicação entre as células nervosas.
Isso pode ter implicações na plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de se adaptar e remodelar em resposta a estímulos e experiências.
Inscreva-se para receber todas as novidades e promoções